Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

Antracnose - Colletotrichum orbiculare


O fungo Colletotrichum orbiculare (Berk. & Mont.) Arx tem vários sinônimos: Colletotrichum lagenarium (Pass.) Ellis & Halst., C. oligochaetum Cavara, Fusarium lagenarium Pass., Gloeosporium lagenarium (Pass.) Sacc. & Roum., G. orbiculare Berk., Glomerella lagenaria Stevens e G. lagenarium F. Stevens. É um patógeno caracterizado pela sua alta variabilidade, conhecendo-se já sete raças descritas. A classificação em raças não está claramente estabelecida e aceita, tem-se intentado esclarecer as diferenças entre raças com base em fatores de crescimento. As raças 1 e 2 parecem ser as mais comuns e destrutivas. Os estudos com marcadores moleculares e com agrupamento por compatibilidade vegetativa não sustentam a divisão em sete raças; entretanto, tem-se identificado duas populações distintas: uma população isolada de melancia, que se corresponde com a raça 2, e outra isolada de pepino e melão, que se corresponde com as raças 1 e 3.

A antracnose das cucurbitáceas é uma das principais doenças em quase todo o mundo, caracterizada por atacar todas as partes aéreas da planta em qualquer estádio de desenvolvimento da cultura, provocando a queda precoce das folhas, perda do vigor ou a morte das plantas, conduzindo a uma redução da produção. Os frutos também podem ser atacados, ficando inutilizados para o consumo

Essa doença tem sido registrada em praticamente todas as regiões do mundo onde se cultivam as cucurbitáceas, porém a maior incidência ocorre nas zonas tropicais.

Este patógeno ataca todas as espécies de cucurbitáceas cultivadas e silvestres, tendo maior importância sobre chuchu, melancia, melão e pepino, e menor em abóbora e abobrinha.

2 comentários: