Páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

Pesquisas com melhoramento genético de melancia são discutidas em evento na Embrapa Semiárido

Pesquisadores focados no desenvolvimento de uma produção mais sustentável de melancia estarão reunidos para um balanço dos principais resultados obtidos no último ano e planejamento das atividades futuras. O III Workshop da Rede de Pré-Melhoramento e Melhoramento de Melancia (RPM-Melancia) acontece entre os dias 6 e 7 de novembro, na sede da Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE).
 
Os estudos são realizados em rede por diversas instituições de pesquisa, ensino e assistência técnica que formam a RPM-Melancia. Os objetivos estão centrados no desenvolvimento de variedades produtivas, com resistência às principais doenças e pragas que atingem a cultura. Também buscam garantir a alta qualidade dos frutos, com maiores teores de açúcar e de compostos bioativos –como o licopeno, que combate os radicais livres e tem ação anticancerígena.
“Nosso trabalho visa oferecer aos agricultores alternativas que permitam aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção, especialmente com a diminuição do uso de agroquímicos. E, ao mesmo tempo, levar aos consumidores uma melancia saborosa, prática e saudável, atendendo às principais demandas tanto do mercado interno como do externo”, destaca a pesquisadora da Embrapa Semiárido Rita de Cássia Souza Dias, coordenadora da RPM-Melancia.
Melancia em Campo – Buscando envolver também o setor produtivo no debate sobre as pesquisas e no levantamento das principais demandas, será realizado ainda, simultaneamente ao Workshop, o II Seminário Melancia em Campo. A programação acontece na manhã do dia 6 de novembro (terça-feira), com palestras sobre doenças bacterianas e viróticas, bem como o manejo da melancia cultivada com uso dafertirrigação, visando o aumento da produtividade.
O III Workshop da RPM-Melancia e o II Seminário Melancia em Campo são realizados pela Embrapa Semiárido e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Associação Brasileira de Horticultura (ABH), das Universidades do Estado da Bahia (Uneb), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Vale do São Francisco (Univasf), de Pernambuco (UPE), Estadual de Feira de Santana (UEFS), Federal do Ceará (UFCE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão).

Contatos:
Rita de Cássia Souza Dias – Pesquisadora
rita.dias@embrapa.br
(87) 3866-3666

Nenhum comentário:

Postar um comentário